Antes que Suma

Necessitado de restauro, prédio de colégio municipal é riqueza azulejada do Recife

Por Jota | 8 de junho de 2017

Com térreo e dois pisos, o prédio que abriga o Colégio Municipal Pedro Augusto é dos poucos imóveis azulejados da Soledade.

É dos mais impressionantemente belos “edifícios” antigos do centro do Recife. É daqueles exemplares com ares de palacete, nos quis se comprova que arquitetura e beleza já caminharam juntas.

E embora esteja em pleno funcionamento – atende a mais de 300 alunos da rede pública do Recife – apresenta-se deteriorado e necessitado de reparos.

A fachada, com azulejos distintos em cada um dos pisos, está desfigurada. O letreiro com o nome do colégio está, há anos, quebrada. Pintura e adornos estão descascando e, em muitos pontos, tijolos estão expostos.

Enfim, a aparência é um imóvel abandonado.

Já no terraço lateral, que dá para um amplo jardim que dá acesso ao prédio, a situação parece ser outra. Pelo menos no térreo, azulejos, janelas e piso estão em bom estado.

Não foi possível confirmar – funcionários não quiseram da informações -, mas parte do teto pareceu estar passando por reparos. Na foto de número 34 da galeria abaixo, pode-se observar telhas amontoadas no pátio da escola.

No site da Prefeitura do Recife não referência à história ou valor arquitetônico do prédio. Na página da escola em redes sociais, a mesma realidade.

Não há referência alguma sobre se o imóvel foi erguido como moradia ou órgão público. Também não há dados a respeito do período em que foi erguido.

De certeza, o fato que o Pedro Augusto, compõe, juntamente com a escola estadual Oliveira Lima, localizada a poucos metros, e outras edificações antigas do entorno, um dos mais belos conjuntos arquitetônicos do Recife.

Se puder percorrer a Rua Barão de São Borja a pé, vá. É cheia de construções que merecem ser apreciadas.

Mais sobre os prédios da rua e vizinhança:

Conjunto de esculturas da Escola Oliveira Lima é tesouro “invisível” e esquecido 

Restauro avança e Villa Ritinha começa a atrair eventos de arte