Antes que Suma

Casarões do antigo Unicordis são demolidos na Rosa e Silva

Por Jota | 23 de agosto de 2017

Os casarões que sediaram por muitos anos a emergência cardiológica privada Unicordis, no início da Avenida Rosa e Silva, esquina da Rua da Hora, nas Graças, foram demolidos.

Neste dia 23 de agosto de 2017 flagramos o amontoado de entulho do que era sobrado salmão. Do cinza, encontramos algumas ainda em pé. Mas a demolição estava em andamento.

A informação obtidas junto a trabalhadores das redondezas é que o terreno será destinado a  mais um empreendimento do lucrativo mercado de saúde privada.

Um centro ligado a um plano de saúde tido como “popular” estaria para ser erguido no local.

Caso esta informação se confirme, estaremos diante de mais um caso de devastação decorrente das atividades comerciais que exploram a saúde (a falta dela ou as neuroses criadas em torno dela).

Em muitos outros posts já tratamos das demolições que o badalado e extenso polo médico tem causado na Boa Vista, Ilha do Leite, Paissandu, Derby e Madalena.

Em dezembro de 2016 publicamos um texto questionando sobre o destino dos sobrados da Unicordis.

Na época escrevemos que torcíamos para que as construções que têm características do ecletismo do início do século 20, fossem preservadas. Relembre:

Casarões do antigo Unicordis estariam sob risco de desaparecer?

No entanto, como se pode ver nas fotos, o destino foi cruel com os sobrados que embelezavam e ainda garantiam alguma memória do passado ao trecho inicial da Rosa e Silva.

O alerta sobre a derrubada dos sobrados foi feita pela leitora Angela Claudia.

As quatro primeiras fotos da galeria mostram os casarões em dezembro de 2016. As demais, o que sobrou deles.