Antes que Suma

Linda Vila Deolinda permanece sob risco na Zona Norte

Por Jota | 31 de outubro de 2016

Este casarão com aspecto de casa de fazenda, construída no em 1910, é um precioso “documento” que revela como os remediados moravam no início do século passado no Recife.

Nominado de Vila Deolinda, o chalé está localizado na Estrada do Encanamento, no Parnamirim, uma das mais disputadas e caras regiões da Zona Norte do Recife.

Ainda assim, mesmo abandonado, sobrevive. E, embora tenha evidente valor arquitetônico e esteja em bom estado, não merece atenção do poder público.

A Prefeitura do Recife, por exemplo, recusou-se a analisar um pedido de transformação da casa num Imóvel Especial de Preservação (IEP).

A solicitação apresentada pela vereadora Isabella de Roldão (PDT) foi engavetada. O argumento da gestão, segundo a assessoria da vereadora, é que pedidos do gênero, caso sejam atendidos, serão alvo de decreto.

Ou seja, novos IEPs serão criados por canetada, o que significa que podem deixar a condição de imóvel protegido por meio de outra canetada.

Bom, esta semana o leitor Sóstenes Alcoforado, enviou ao site fotos do casarão, lembrando que o muro que protege o imóvel foi derrubado. Ele escreveu:

“Lindo casarão “Villa Deolinda” na estrada do encanamento 724. O muro, já sem grades, denuncia o que poderá ser o fim de mais um pedaço de nossa linda história. Lamentável! Só nos resta aguardar! E olha que está muito bem conservado!”.

A demolição do muro, ocorrida em março deste ano assim como a própria existência da Vila Deolinda já foram alvo de posts no Antes que suma, no Facebook. Relembre AQUI e AQUI. Também AQUI E AQUI.

Agora, o chalé ocupa espaço no site. E vale acompanhar o desfecho desta história. Na época da derrubada do muro, o Diario de Pernambuco informou que a demolição ocorreu por determinação da prefeitura.

Ouvida pelo jornal, a proprietária, disse ainda que não havia intenção de demolir o imóvel, que está desabitado há cerca de 15 anos.

o Diario informou ainda que a casa passa por processo de regularização de dívidas e propriedade para que se dê seguimento ao inventário. Leia mais AQUI.