Belezas e delicadezas “escondidas” no Espinheiro

A linda casa azulejada de térreo e primeiro andar é daquelas que quase ninguém nota que existe. Fica na Rua da Hora, no coração do bairro do Espinheiro. Tem portas e janelas azuis, um pequeno jardim de onde sai uma escada e até um fusca na garagem.…

Saiba Mais

Painel de Abelardo da Hora permanece esquecido no centro

Painel sobre azulejo assinado pelo desenhista, escultor, gravador e ceramista pernambucano Abelardo da Hora está abandonado no centro do Recife. Nascido em 1924 em São Lourenço da Mata, o artista faleceu em setembro de 2015. O mural embeleza a fachada no edifício Joaquim Nabuco, na praça do mesmo nome…

Saiba Mais

Por dentro do casarão que sedia a Casa Cor 2016

Pisos, vitrais, colunas, janelas e portas originais do sobrado de 1850 que foi residência de Othon Lynch Bezerra de Melo, podem encantar quem se dispõe a ir além do trabalho - sempre sensacional - dos arquitetos, designers e decoradores. …

Saiba Mais

Exemplar racionalista mantido intacto na Carneiro Vilela

Esta casa racionalista em perfeito estado e completamente funcional é festa pros olhos na Rua Carneiro Vilela, nos Aflitos, Zona Norte do Recife. A rua ficou famosa por ser a "rua que Pelé casou". Com pilastras que surpreendem a gravidade, a casa desafia também o assédio desmedido e nocivo das construtoras. E mostra que construções antigas, se bem cuidadas, permanecem servindo moradia sem que se tenha de fechar pra rua e pra cidade. Pelo estilo, deduz-se que deve ter sido erguida …

Saiba Mais

Incrível e bem preservada casa racionalista na Carneiro Vilela

Esta casa racionalista em perfeito estado e completamente funcional é festa pros olhos na Rua Carneiro Vilela, nos Aflitos, Zona Norte do Recife. Com pilastras que surpreendem a gravidade, a casa desafia também o assédio desmedido e nocivo das construtoras. E mostra que construções antigas, se bem cuidadas, permanecem servindo moradia sem que se tenha de fechar pra rua e pra cidade. Pelo estilo, deduz-se que deve ter sido erguida na década de 50 do século passado, quando o racion…

Saiba Mais

Quase invisível, casa com traço “germânico” é mantida intacta e linda

Discreto, cercado de muros altos e situada numa esquina agitada - na Avenida Visconde Suassuna com a Rua Gouveia de Barros, em Santo Amaro- esse casarão com traços germânicos é quase invisível. Mas uma olhada mais apurada naquilo que o muro deixa ver, pode-se observar a beleza da construção. Trata-se um imóvel amplo, bem cuidado e perfeitamente funcional. Aparentemente é uma moradia. Obviamente, que o desenho arquitetônico apenas lembra as casas bávaras, muito comuns no Rio Gran…

Saiba Mais

Carente de melhorias, Santa Eugênia é exemplar de um tempo em que prédios-moradia dialogavam com a cidade

Três pisos, grandes janelas, varandas, muro baixo, jardim e o testemunho de um tempo em que prédios residenciais tinham conexão com a rua, com a cidade. O edifício Santa Eugênia, na Rua Doze de Outubro, no limite entre Graças e Aflitos, é um "estranho" no mundo verticalizado e uniformizado que engoliu a Zona Norte e outras áreas do Recife. O pequeno prédio está visivelmente carente de pintura e "rejuvenescimento", mas mantém um estilo simples e cada vez mais raro na arquitetura …

Saiba Mais

Poesia discreta da Igreja de São Gonçalo, entre Boa Vista e Coelhos

Lá no fim no coração da Boa Vista velha, onde a Rua de Santa Cruz termina, fazendo limite com o bairro dos Coelhos, está a Igreja de São Gonçalo! Branca, linda, com aspecto de "bolo de noiva", fica no fim de um trecho onde a rua, já com o nome do mesmo santo, se alarga e é ladeada por casarões seculares. Erguida como capela-mor em 1712, não é das mais conhecidas do Recife. Integra um conjunto arquitetônico precioso, mas esquecido, onde se destacam construções das Ruas da Gló…

Saiba Mais

Restauração avança e prédio do antigo colégio é só beleza

A obra de recuperação avança e, cada vez mais, o antigo prédio do Colégio Nóbrega "rejuvenesce". A última foto desta série foi feita antes de os trabalhos serem iniciados. E a antepenúltima mostra a parte da fachada que ainda falta ser restaurada. O prédio, que já foi palco para a educação de gerações, vai abrigar agora o curso de medicina da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). A cada etapa do restauro, observa-se a riqueza da arquitetura. As janelas que, sabiame…

Saiba Mais

Casarão que passou por restauro para, supostamente, ser vendido, vai abrigar Casa Cor 2016

No mês passado, observamos que o casarão que fica na esquina da Avenida Rui Barbosa com a Rua Cardeal Arcoverde, nas Graças, Zona Norte do Recife, estava sendo submetido a reparos. O teto foi refeito e as instalações hidráulicas também. Infelizmente, uma árvore de porte que ficava entre o portão que dá acesso à rua e a fachada foi derrubada deixando o imenso jardim "desnudo". Na época, informações levantadas com moradores e trabalhadores da área indicavam que o casarão esta…

Saiba Mais

Três casas, três relíquias de um tempo em que flores e quintais eram essenciais às moradias

Três casinhas que ignoraram o "progresso" vertical dos Aflitos dão um recorte de passado a um pequeno trecho da Rua Doze de Outubro. Uma tem fachada azul, janelões e leva o nome de Villa Martinha. Uma outra, na esquina da Rua D. Idalina (sem saída), é cercada de flores e tem varanda com cadeiras. A terceira é bem recuada e possui um quintal que é (ou deveria ser) sonho de todo menino: amplo e cheio de fruteiras. Impossível passar por essa rua sem que olhos e alma façam festa. E…

Saiba Mais

Sede de instituição religiosa impressiona pela beleza na Rua José de Alencar

Esse casarão com terraço e jardim florido lembra construções de áreas rurais de países da Europa. Trata-se da sede de mais uma das muitas instituições católicas que ocupam imóveis preciosos no Recife. Nele funciona a Inspetoria Maria Auxiliadora, congregação fundada em 1872, em Mornese, na Itália. É uma instituição "feminina" voltada para a educação e a evangelização de crianças. A construção que, por conta do muro alto, é pouco vista, fica na Rua José de Alencar, …

Saiba Mais

O mais sofisticado restaurante (arquitetonicamente falando) na Rua da Hora

Talvez muita gente nem note, mas o imóvel onde está instalado um restaurantes mais movimentados da Rua da Hora é uma joia da arquitetura. E o melhor: mesmo com todas as adaptações, mantém as linhas originais. Com "traços" de construções europeias (certamente com interferências tropicais), a edificação nos remete a casas vistas em bairros sofisticados de Londres. Quem frequenta o Bode Entre Amigos do Espinheiro e nunca entra no casarão (preferindo sempre a área externa) nã…

Saiba Mais

Oceania: o lindo prédio do filme Aquarius é símbolo de resistência na Zona Sul

O Edifício Oceania, cenário e "personagem central" do filme Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, é, na vida real, símbolo máximo de resistência à descontrolada especulação imobiliária do Recife, em particular da orla de Boa Viagem/Pina. Na ficção também. Na trama, a atriz Sônia Braga vive uma jornalista, moradora do Aquarius, que abre guerra à construtora interessada em adquirir o pequeno edifício (dos anos 1950) para demolí-lo e erguer no local mais arranha-céu, como tantos…

Saiba Mais

Separados por quilômetros, casarões art nouveau permanecem lindos, embora desgastados

Esses dois casarões, exemplares da art-nouveau recifense, estão separados por alguns quilômetros mas guardam semelhanças que os aproximam. O primeiro fica na Rua José de Alencar, na Boa Vista. O segundo, na Avenida Rosa e Silva, nas Graças. Estão desocupados, mas, mesmo desgastados pelos anos, permanecem com linhas originais e beleza preservadas. A riqueza de detalhes arquitetônicos e a sofisticação estética que marcou construções residenciais de abonados do começo do século…

Saiba Mais

Emprendimentos comerciais garantem a reanimação de trechos da Boa Vista e da Soledade

Empreendimentos comerciais estão contribuindo para reanimar trechos históricos da Boa Vista e da Soledade. Na esquina das Ruas Visconde de Goiana e José de Alencar, a Mercearia do Brás está instalado num sobrado de 1899. Logo adiante, na Visconde, no sentido da Rua de Santa Cruz, o restaurante Toca da Gente deu vida ao casario geminado que predomina na área. Na Rua da Soledade, o casarão-museu Villa Ritinha segue sendo recuperado para abrigar galeria, café, bar e espaço para show.…

Saiba Mais

Uma rua que merece ter patrimônio preservado e tombado

Perdida" entre a Padre Inglês e os fundos da antiga sede da secretaria estadual de saúde (Fusam), a Rua Dom Carlos Coelho merecia ter todos os seus prédios e casas tombadas. Pequena e sem saída, é via repleta de construções sensacionais e de grande valor arquitetônico. A maior parte tem "relação" com a rua, com muros baixos e jardins. Algumas não estão tão bem preservado, mas todos são funcionais e permanecem ocupadas. Há moradias e empreendimentos de segmentos diversificado…

Saiba Mais

Casarões e sobrados seculares resistem à agressividade do mercado

Um giro pelo Poço da Panela e pode-se registrar que a pressão das construtoras já conseguiu derrubar casarões e sobrados seculares. Áreas verdes de quintais e jardins também tem desaparecido. Mas alguns imóveis resistem. Ainda bem. Nas ruas Marquês de Tamandaré e Luiz Guimarães estão alguns exemplares. Há mansões azulejadas, construções neoclássicas e edificações ecléticas. Algumas estão vazias (e postas para aluguel) e outras plenamente funcional - com destaque para o casa…

Saiba Mais

Painel com elementos geométricos de concreto é esquecido na Boa Vista

Cubos, quadrados, triângulos e retângulos de concreto compõem o painel que, embora esquecido, chama atenção na Rua Bispos Cardoso Ayres, na Boa Vista (região central do Recife). A obra, assinada pelos arquitetos Régis Cavalcanti e Hélio Costa Lima, fica na parede lateral de um prédio comercial onde já funcionaram um supermercado e uma central de telemarketing. O painel está em bom estado, com poucas peças desgastadas. De acordo com o movimento do sol, as sombras dos elementos g…

Saiba Mais

Centro do Recife: antes que Santo Amaro dê adeus à última casa

Entre as Avenidas Visconde Suassuna e Agamenon Magalhães, o bairro de Santo Amaro vem, a cada dia, sendo tomado por prédios gigantescos, o que significa o fim de casas que até a década passada predominava na área. Percorremos as ruas Dom Vital, Arnóbio Marques, Aluízio Azevedo e Gouveia de Barros para registrar o que resta do casario que predominava. Ainda existem exemplares interessantes de estilos arquitetônicos e épocas diversas. Grande parte está descaracterizada, mas ai…

Saiba Mais

Casa surpreendente no coração da histórica Boa Vista

Essa casa incrível é um "achado". Fica na Rua Leão Coroado, no coração da Boa Vista histórica. Abriga uma entidade social (Casa Menina Mulher, como está escrito no banner existente num canto da fachada). Mesmo estando numa área extremamente maltratada e esquecida, a casa rosa e com frisos dourados vai sobrevivendo. Não consegui identificar o estilo. Tem detalhes ecléticos e deve ser uma construção secular. …

Saiba Mais

Prédio da Faculdade de Direito do Recife é joia arquitetônica do centro da cidade

O prédio da Faculdade de Direito do Recife (Universidade Federal de Pernambuco), segundo informações extraídas de publicação da Fundação Joaquim Nabuco, foi construído por José de Almeida Pernambuco e ocupa uma área de 3.600 metros quadrados, no centro de uma área ajardinada. Seu projeto arquitetônico é eclético, com predominância do estilo neo-clássico e foi assinado pelo arquiteto francês Gustave Varin. O texto não aponta o período da construção, mas informa que a facul…

Saiba Mais

No Derby, azulejos formam identidade de casas “quadrigêmeas”

Além de similares e com arquitetura sui generis, estas quatro casas na Rua Feliciano Gomes, no Derby, escondem uma curiosidade que dão a cada uma identidade própria. Todas têm, na fachada, um detalhe revestido de azulejos que são diferentes entre si. Dispostas como se fossem uma vila, as construções são sobradinhos com torres arredondas e sacadas. Imitam, guardadas as devidas proporções, pequenos castelos. Formam um conjunto inconfundível que resiste ao avanço insano da verticaliz…

Saiba Mais