Antes que Suma

Casas testemunham passado residencial de área central do Recife

Por Jota | 21 de setembro de 2016

Limitada pela Boa Vista, Rio Capibaribe, Paissandu e Derby, a Ilha do Leite, região central do Recife, talvez seja, na história da cidade, um dos bairros que mais rapidamente perdeu sua condição residencial para se transformar em centro comercial – especificamente de negócios que giram em torno de medicina e atendimento hospitalar.

A sina de “pólo médico” fez com que inúmeras moradias desaparecessem para dar lugar a consultórios, clínicas, hospitais e empresariais. Os que resistem são invariavelmente agredidos na estrutura e fachada para se ajustar ao mercado da saúde.

Mas alguns sobrevivem e ainda são testemunhas de um tempo em que a Ilha do Leite era um bairro conectado ao centro, mas com ares de subúrbio.

A seleção que apresentamos aqui incluem casas de épocas diversas e estilos variados. Algumas estão em perfeito estado, ocupadas ou oferecidas para aluguel. Outras parecem fechadas.

Os imóveis estão localizados nas Ruas Esperanto, Marques Amorim, Desembargador Antônio Guimarães e General Joaquim Inácio.

Saiba mais sobre a formação e as transformações da Ilha do Leite AQUI e AQUI.

ilha3ilha21

ilha33

ilha34ilha13ilha22ilha4ilha30ilha15ilha36ilha28ilha1ilha18ilha23ilha8