Antes que Suma

Demolições sem fim. Desta vez, duas casas desaparecem na Rua do Cupim

Por Jota | 22 de setembro de 2016

E o desaparecimento de casas, infelizmente, vira rotina no Recife. Estas duas estão sendo destruídas na Rua do Cupim, nas Graças.

As fotos das demolições e foram enviadas pelo fotógrafo Gil Vicente Xaxas.

As duas últimas imagens mostram uma das casas ainda intacta em fevereiro de 2015, quando o Antes que suma apresentou post sobre construções que resistiam naquela rua.

A destruição dos imóveis significa menos memória das Graças. Aliás, o bairro histórico tem amargado perdas diariamente.

Na terça-feira (20.09.16), uma das casas modernistas da Avenida Rosa e Silva foi alvo de embargo da Prefeitura do Recife por estar sendo alvo de agressões.

As casas, que são vizinhas e ficam quase na esquina com a Rua Amélia, são Imóveis Especiais de Proteção (IEPs) e não podem ser alteradas.  No entanto, vivem sendo modificadas e perdendo traços e elementos originais .

O terreno da referida esquina, hoje tomado por uma farmácia, era ocupado pelo mais antigo prédio da Rosa e Silva. Demolida em 2015, a edificação abrigava a Padaria Capela.

Em suma, os danos à história das Graças vão se sucedendo sem que que o poder público consiga efetividade no combate à sanha do mercado.

As casas derrubadas na pacata Rua do Cupim foram erguidas como moradia. A amarela era bonita demais. Tinha recuo, muro baixo, varandinha e um único azulejo fixado no alto da fachada. Pelas linhas, deve ter sido construída ainda na primeira metade do século XX.

A outra, branca, tem elementos modernistas e provavelmente foi erguida nos anos 1950. Nela funcionou também uma escola de artes, um brechó e um mercadinho, nos anos 1990.

E, agora, qual o destino dos terrenos? Virarão estacionamento? Serão base para um arranha-céu? Qual “justificativa” para o desmanche das Graças.

Lamentavelmente, ficamos mais pobres, mais padronizados, mais engarrafados e mais engaiolados em gigantes de concreto (que aparecem em boa parte das fotos, engolindo horizontes e memórias).

cupim4cupim1cupim3cupim2015bcupim2015c