Antes que Suma

Sobrado neolocolonial intacto e lindo na Rui Barbosa

Por Jota | 11 de novembro de 2016

Este casarão não é dos mais velhos nem dos maiores e muito menos dos mais imponentes que “povoam” e enfeitam a Avenida Rui Barbosa, desde o Parnamirim até as Graças.

Mas não fica a dever em capricho estético e em preservação. Em estilo neocolonial, está em perfeito estado. As linhas e detalhes decorativos da fachada permanecem.

O neocolonialismo se fortaleceu no início do século passado, o que significa que o sobrado deve ter completado 100 anos.

O site Arquienauta destaca que o estilo fez parte de um novo comportamento cultural do período republicano no Brasil (1889-1930).

O objetivo era reagir ao ecletismo e às influências estrangeiras e buscar “uma identidade brasileira, as raízes de uma nação que então ressurgia em uma estrutura republicana”.

O casarão fica na esquina com a Rua da Amizade, nas Graças. Provavelmente foi construída para ser moradia. Ao longo do tempo abrigou loja e hoje sedia estúdio fotográfico.

Além de ser exemplar de beleza, o fato de estar plenamente mantida, pode perfeitamente ser objeto de estudo para alunos de arquitetura, design e história.

Características neocoloniais, como pilastras, terraços, telhas rabo de andorinha, elementos decorativos (ornados com material que lembra cantaria que se via em casas e igrejas do período colonial).

Saiba mais sobre o neocolonialismo.  E mais neste texto da Unicamp. Aqui texto do Antes que suma sobre casas com linhas necoloniais.