Antes que Suma

Casa do início do século XX está sendo recuperada na Rua da Amizade

Por Jota | 8 de janeiro de 2017

Diante de tantas demolições de construções antigas e do descaso que vemos com o patrimônio arquitetônico por essas bandas, é para se comemorar quando nos deparamos com imóveis “testemunhas do passado” bem preservados.

Esta casa, localizada na Rua da Amizade, nas Graças, está sendo recuperada e, pelo menos aparentemente, se mantém intacta e funcional.

A construção tem características de moradias do início do século XX. Ornamentos na fachada, colunas trabalhadas, escada, janelões remetem à influência que França exercia sobre a arquitetura nacional naquele período.

Não se trata de um casarão como tantos existentes na vizinha Avenida Rui Barbosa, mas é um exemplar que deve ter abrigado gente de classe abastada.

Que mais casas sejam recuperadas, ocupadas, provando que “prédio antigo” pode sim ser útil, funcional e, acima. somar valor a empreendimentos privados e/ou a instituições públicas.

Atualização:

Leitores informaram pelo Facebook que informações extra-oficiais indicam que a casa abrigará uma padaria e que um imóvel que existia ao lado foi derrubada para servir de estacionamento. É de se lamentar mais uma perda e torcer para que a construção que está em restauro não seja mutilada.