Antes que Suma

Rua do Imperador terá faculdade em antigo hotel restaurado

Por Jota | 7 de janeiro de 2018

Entramos em 2018 com a expectativa de inauguração da Escola de Enfermagem do Real Hospital Português, entre as esquina da Ruas do Imperador com Marquês do Recife e a desta com a Rua Diario de Pernambuco,  no bairro de Santo Antônio, centro do Recife.

A entrada em funcionamento do centro de ensino significará sopro de vida, movimentação e valorização daquela região, mas não só.

Representará – na prática – a possibilidade de reocupação do centro sem a necessidade de destruir construções antigas que ajudam a contar a história do Recife.

O prédio em questão, por exemplo, foi erguido em 1916 pelo grupo Othon para sediar o Recife Hotel.

Fundado e expandido pelo empresário Othon Bezerra de Mello, o grupo teve forte atuação na indústria têxtil em Pernambuco além de marcar época na hotelaria.

A adaptação da construção à nova função exigiu a derrubada do interior, com o cuidado de preservação da fachada – e que fachada!

Segundo informações publicadas em outubro de 2017 no Jornal do Commercio, o prédio que tinha três pavimentos de pé direito alto passará a ter cinco, contando com o térreo. Com as alterações, a área construída saiu de 1 mil e 800 metros quadrados para mais de 3 mil metros quadrados.

No térreo ficarão uma sala de aula, recepção, sala dos professores, laboratórios de anatomia e radiologia, departamento de pessoal e subestação de energia.

No primeiro andar serão instalados auditório, lanchonete, área de lazer, sala de computação e salas de aula. O segundo e o terceiros terão, cada um, seis salas de aula. No quarto e último ficarão biblioteca e mais salas de aula.

O prédio pertence ao Gabinete Português de Leitura e a recuperação resultou de um convênio com RHP com a instituição cultural.

Aliás, os dois edifícios ganharão uma comunicação interna entre eles. O Gabinete Português passou também por restauro. Juntas as duas edificações formarão um conjunto de valor arquitetônico e cultural de relevância para a cidade

A recuperação e nova utilização do antigo hotel vem sendo acompanhada – e festejada – pelo Antes que suma desde 2015. Relembre as postagens no link abaixo:

Prédio do antigo Recife Hotel (grupo Othon) é recuperado para abrigar faculdade

Saiba mais sobre o bairro de Santo Antônio AQUI. E AQUI, sobre o empresário Othon Bezerra de Mello.