Antes que Suma

Geminadas da Rua do Giriquiti definham a cada dia

Por Jota | 6 de dezembro de 2017

Na Rua do Giriquiti, na Boa Vista, o passado representado por duas casas que são o espelho uma da outra, vai sendo apagado.

As construções geminadas definham a cada dia. Aparentemente abandonadas e postas à venda, as duas têm perdido características originais e sofrem com a falta de preservação e a passagem do tempo.

Até há alguns anos eram ocupadas e abrigavam empreendimentos comerciais. Integravam o movimentado quadrilátero de bares e casas noturnas que movimentavam a Boa Vista nos anos 1990. Na de cor azul funcionava o bar 7 Cores.

As casas têm “traços” art nouveau. Apresentam adornos nas platibandas e nas janelas da fachada. A porta de acesso é “acompanhada” por um pequeno terraço sustentado por pilastras de ferro.

A varadinha está bem preservada na de cor mostarda. Na azul, foi ao chão. Em compensação as janelas principais estão em boas condições e guardam as linhas e curvas originais.

Descuidados, os jardins acumulam lixo, mas as grades e os portões de ferro, assim como o muro, estão em boas condições.

O desprezo das casas coincide com o esvaziamento e a desvalorização de regiões da Boa Vista. Bares fecharam, construções antigas com valor arquitetônico foram derrubados para dar lugar a estacionamentos.

A torcida do Antes que suma é para que as casas voltem a ser restauradas e ocupadas, que recuperem a funcionalidade e que se mantenham como testemunhas de um tempo em que o bairro era endereço de moradias charmosas e com arquitetura de valor.

Relembre posts sobre casas que sobrevivem na Boa Vista (leia AQUI a respeito do bairro) e sobre prejuízos que o abandono e a “modernidade” acarretaram para a área:

Mais estacionamentos, mais risco para casas e memória da cidade

Sobrado que abrigou bares históricos da Boa Vista segue sob risco 

A beleza é azul no casarão-sede do Sindicato dos Contabilistas

Quem se lembra do balcão de madeira da Cultura Inglesa da Rua do Progresso?

Casa histórica teria sido comprada pelo Sinduscon para ser demolida e virar estacionamento

Réquiem para o lindo casarão demolido pelo Sinduscon na Marques Amorim

Casarão da Condepe/Fidem encanta em esquina da Boa Vista 

Conjunto de esculturas da Escola Oliveira Lima é tesouro “invisível” e esquecido

Casarão avarandado com “cara” de fazenda é hotel na Barão de São Borja