Antes que Suma

Seminário de Educação Cristã, o charmoso conjunto de prédios da Padre Inglês, faz 100 anos

Por Jota | 13 de março de 2017

Um prédio com ares de escola americana chama atenção na Rua do Padre Inglês, na Boa Vista, área central do Recife.

O Seminário de Educação Cristã (antes Seminário de Educadoras Cristãs) completa 100 anos em 2017 e busca se reinventar para continuar ocupando seu espaço na formação religiosa.

A escola surgiu da determinação da amazonense Josefa Silva, que não se conformava com a exclusão das mulheres nas escolas batistas existentes no Recife no início do século XX, o Colégio Americano Batista e o Seminário Teológico Batista do Nordeste do Brasil.

A moça, que veio ao Recife em busca de conhecimento, comandou uma mobilização em favor das mulheres. Apoiada por missionários americanos, a iniciativa de Josefa prosperou.

E, financiados pela Junta Missionária de Richmond (do Texas, Estados Unidos), os missionários fizeram o SEC ganhar corpo e alma, a partir de 1917. Veja a história AQUI.

Além dos prédios do SEC, os americanos ocuparam grande parte da Boa Vista entre as Ruas do Padre Inglês, Dom Bosco e Fernandes Vieira.

É nesse trecho onde estão localizados os já citados Americano Batista e o STBNB e ainda a Igreja Batista da Capunga. Os terrenos de todos os empreendimentos são interligados.

Com arquitetura sui generis, o Seminário de Educação está instalado em terreno amplo e arborizado. Uma preciosidade nesses tempos de avanço sem limites sobre áreas verdes na cidade.

O SEC é composto por um conjunto de edifícios que abrigam salas de aula, setores administrativos e o antigo internato.

Há partes em que a estrutura está carente de reparos, mas um giro pelas dependências, observa-se a utilização de uma arquitetura que privilegia a ventilação e a iluminação naturais. As muitas janelas possibilitam diálogo entre o interior das construções e os jardins.

Hoje, o que auditório é ocupado por um restaurante terceirizado e a direção se empenha em conseguir capital para recuperar parte do teto de edifício central e outros segmentos deteriorados pelo tempo e pela falta de manutenção.

Hoje, a escola oferece cursos de Educação Religiosa (com habilitações em Administração e Didática, Missiologia e/ou Ministério Social Cristão), Médio em Missiologia, Instrumentos Individuais e Estudos Avançados (especializações e e mestrado).

Há ainda núcleos de Música (piano, canto, regência e flauta) e Línguas (espanhol, inglês, francês, hebraico, grego e libras.

Que o SEC consiga restaurar os que precisa ser recuperado, que dê seguimento sua missão e continue a encantar quem circula pela Padre Inglês. (emails: secretaria@sec.org.com e seminariodeeducacaocrista@gmail.com. Fone: 3423.3396).