Antes que Suma

Casa histórica teria sido comprada pelo Sinduscon para ser demolida e virar estacionamento

Por Jota | 15 de setembro de 2016

Esta casa linda onde, por décadas, funcionou um lar de acolhimento de idosos, na Rua Marques Amorim, no coração da Boa Vista (LEIA AQUI), pode estar com os dias contados.

O imóvel teria sido comprado pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Pernambuco (Sinduscon) para ser demolido e transformado em estacionamento.

A construção tem um quê de art-nouveau. Provavelmente foi construída no início do século XX. Tem varanda sustentada por “colunas gregas”, piso hidráulico, azulejo, muro baixo e jardim amplo com árvores.

Compõem um conjunto de edificações que foram moradias e que hoje estão, na sua maioria, ocupadas por órgãos de classe e empreendimentos comerciais de segmentos variados.

Se o Recife fosse uma cidade preocupada em preservar sua memória, a Marques Amorim, assim como um longo trecho da Boa Vista, estaria protegida por lei.

Se confirmada, a derrubada da casa será bem simbólica. Afinal, as construtoras e seu sindicato estão, com anuência dos desinteressados homens públicos, devastando o que resta de imóveis com valor histórico na cidade.

O Sinduscon, aliás, tem sede na Rua Marques de Amorim (última foto). Funciona num prédio “moderno” sem identidade e completamente destoante do seu entorno.

O Antes que suma foi informado do triste fim da casa pelo leitor Junior Santos, autor de algumas das fotos do post.

O debate sobre o esvaziamento, o abandono e as dificuldades de manutenção de imóveis antigos é urgente.

Está passando da hora de se discutir saídas para a preservação e valorização das construções de modo a estimular os proprietários a investir na manutenção do seu bem.

O que não dá mais é ver a demolição desenfreada de casas e prédios históricos no Recife atendendo, exclusivamente, aos interesses do mercado. Até quando?

marques99994mamorim7mamorim17mamorim3mamorim12mamorim2mamorim8marques99991mamorim1sinduscon