Antes que Suma

O valioso casarão da UFPE na “orla” do Parque 13 Maio

Por Jota | 1 de dezembro de 2017

Um dos mais imponentes e conservados da região central do Recife, o casarão amarelo da “orla” do Parque 13 de Maio é patrimônio da Universidade Federal de Pernambuco.

Nele funciona o Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito do Recife, que presta serviços à comunidade.

Um convênio mantido com o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF)  viabilizou a implantação de um posto avançado dos Juizados Especiais Federais e contribuiu para a expansão da atuação do NPJ.

O prédio, de térreo e primeiro andar, abrigou a delegacia do Ministério da Educação e Cultura (MEC) nos anos 1980.

De acordo com o artigo “Quando a cidade era universitária: a geografia da Univer-cidade o Recife antes da construção do campus da UFPE”, de Denis Antônio de Mendonça Bernardes e Juliana Melo Pereira, décadas antes o casarão foi também sede da reitoria e do Sistemas de Bibliotecas da UFPE.

Embora esteja necessitado de uma renovação na pintura, o imóvel aparentemente se encontra bem preservado, com linhas arquitetônicas e detalhes decorativos mantidos.

Para quem circula a pé pelos arredores do Parque 13 de Maio, a construção pode ser apreciada por inteiro. Com muro baixo e gradeado, dá para observar adornos, janelas, varandas, desenhos da platibanda…

Aliás, o casarão é o que está em melhor condições dentre outras edificações antigas que ocupam a Rua do Hospício, na “orla” do Parque 13 de Maio.

Para saber sobre outras construções que sediaram departamentos e cursos da UFPE, clique AQUI.

Relembre publicações que retratam de casarões da Rua do Hospício e outros que abrigaram estrutura da universidade federal:

Casarão neocolonialista da Rádio Patrulha abrigou faculdade da UFPE

Casarão deteriorado testemunha passado “nobre” do Parque 13 de Maio

Edifício com cara de casa, surpreende na “margem” do Parque 13 de Maio