Antes que Suma

Por trás, antigo colégio Marista parece ter sido bombardeado

Por Jota | 27 de outubro de 2016

Desde 2015, o Antes que suma tem trazido informações sobre a lenta agonia do antigo Colégio Marista, cujo destino tem sido os escombros.

Localizado no coração do Recife, na Avenida Conde da Boa Vista, a instituição educacional fundada em 1924 e formou muitas gerações de pernambucanos.

Depois que as atividades foram encerradas, em 2002, o prédio do colégio foi comprado pelo grupo Atacado dos Presentes, que tem se encarregado de destruir arquitetura, história e o passado da instituição.

Parte do terreno onde funcionavam capela, piscina, quadra de esportes e salas de aulas foi ocupada por uma megaloja. O que restou em pé está sendo derrubado aos poucos.

Visto por dentro, a partir do que o Atacado usa hoje como estacionamento, o Marista parece ter sido alvo de um bombardeio.

A área que vem sendo preparada para dar lugar a um shopping, deixa ver o prédio principal sendo “cortado”.

É possível observar o que ficou dos andares, portas, escadas, vitrais. Ao que tudo indica, apenas parte da fachada vai sobreviver.

Clientes que entram no estacionamento têm como “recepção” as ruínas do Marista e a visão horrenda dos fundos de construções da Conde da Boa Vista e das Ruas do Hospício e da Conceição.

A memória de um dos empreendimentos que mais contribuiu para a educação na cidade é desrespeitada sem cerimônia alguma pela iniciativa privada em “parceria” com a gestão municipal.

Aliás, a junção desses dois segmentos tem resultado em crimes e prejuízos para os cofres públicos.

O Recife, infelizmente, está entregue à ganância empresarial e à incompetência administrativa.

Relembrem aqui postagens já feitas sobre o Marista:

DEVE SOBRAR SÓ A FACHADA: O QUE RESTOU DO COLÉGIO MARISTA VAI VIRAR SHOPPING. MESMA SINA DO PRÉDIO DA CÚRIA, ONDE É HOJE O SHOPPING BOA VISTA – Leia AQUI

PRÉDIO DO ANTIGO COLÉGIO MARISTA VAI SE ACABANDO NA CONDE DA BOA VISTA – Leia AQUI 

OBS: As duas primeiras fotos são de Cleodon Coelho.