Antes que Suma

Casarão abriga Villa Digital que, finalmente, foi inaugurada na Fundaj

Por Jota | 28 de setembro de 2016

Este casarão do século XIX foi residência do lendário industrial Delmiro Gouveia e compõe atualmente o conjunto arquitetônico do Campus Anísio Teixeira, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj),em Apipucos, Zona Norte do Recife.

Na sexta-feira (30.09.16) ele passou a sediar oficialmente a Villa Digital. Trata-se de, acordo com a definição do site da Fundaj, de “um espaço multiusuário criado para promover a pesquisa, a preservação e a difusão do acervo e da produção científica e cultural da Fundação Joaquim Nabuco”.

Ainda, segundo o site, o casarão foi “restaurado e requalificado para os novos usos”. A Villa é vinculada ao Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira Rodrigo Melo Franco de Andrade (Cehibra) e é “um convite à navegação no acervo histórico digital da Fundaj, à pesquisa, à interatividade e à fruição”.

A Villa já vem funcionando informalmente e deveria ter sido inaugurada em maio passado. Mas o golpe que culminou com a retirada do mandato da presidenta Dilma Rousseff, acabou adiando a abertura oficial do novo serviço da Fundaj.

A obra foi resultado do empenho do Ministério da Cultura do governo deposto. A atual gestão da Fundaj decidiu aproveitar o evento comemorativo dos 70 anos de publicação da obra clássica de Josué de Castro, Geografia da Fome, para. finalmente. inaugurar a Villa Digital.

Denominado de Josué de Castro do Mangue ao Mangue – 70 anos da Geografia da Fome, o evento acontece na tarde do dia 30.09.

A casa onde estão as instalações da Villa, é cercada de árvores centenárias, formando um cenário que nos remete inevitavelmente ao passado.

O casarão de Delmiro destaca-se pela imponência e por estar voltado para a rua. O olhar de quem chega é naturalmente roubado pela beleza da construção.  Embora tenha sido submetido a adaptações internas, o exterior se mantém intacto.

Saiba mais sobre a Villa Digital e o evento em homenagem a Josué de Castro AQUI e AQUI 

delmiro1a delmiro1d delmiro11 delmiro9 delmiro3 delmiro21

delmiro15 delmiro16 delmiro10  delmiro6 delmiro18delmiro12  delmiro18