O fato não deve ser novo. Mas a informação, pelo menos para o Antes que suma, é. Uma casa linda, de jardim florido e quintal amplo – mais uma – desapareceu no bairro dos Aflitos.
Ficava na Avenida Santos Dumont, no trecho entre as ruas Luís Rodolfo de Araújo e Carneiro Vilela, do lado direito de quem segue no sentido dos carros (para o Rosarinho).
Há dois anos, em 30 de junho de 2016, fizemos registro, no Facebook, da existência da casa e do risco que ela sofria numa região em que construções que uma dia foram residência desaparecem com frequência. Relembre:
“SOBREVIVENTE” DA SANTOS DUMONT SOB RISCO DE DESAPARECER
Restam poucas casas na Avenida Santos Dumont, entre as Graças e os Aflitos. Naquela área toda a ordem do mercado é fazer desaparecer casas e pequenos prédios e erguer espigões.
Esta da foto é “sobrevivente”, mas já foi colocada à venda. Tem varanda, jardim e quintal arborizado. A torcida é pra que seja ocupada e seja mantida como está.
Neste junho de 2018 constatamos que a casinha que tinha varanda em arco e era sombreada por árvores frondosas foi demolida.
O terreno, associado a lotes vizinhos que também perderam suas casas, está lá, vazio. Certamente virou reserva para a construção de novos espigões.
E o bairro dos Aflitos permanece no centro da devastação da memória arquitetônica e habitacional da Zona Norte do Recife. Praticamente em todas as ruas do bairro é possível observar os estragos.
Relembre abaixo publicações sobre as agressões desta área do Recife:
Mais uma casa prontinha para desaparecer e “modernizar” o Recife
Mais um casarão demolido na Avenida Rosa e Silva. Vem novo shopping por aí?
Reveja também posts que destacam o patrimônio que resiste no bairro dos Aflitos:
Casas (muito poucas) mostram “fôlego” e vão resistindo nos Aflitos
Nos Aflitos: o que será do lindo casarão da Rua Dr. José Maria?
Exemplar racionalista mantido intacto na Carneiro Vilela
Três casas, três relíquias de um tempo em que flores e quintais eram essenciais às moradias
Embora mal conservado, residencial modernista é preciosidade nos Aflitos